Como Pedir Desalienação de Veículo do Banco ou Financeira

Como Pedir Desalienação de Veículo do Banco ou Financeira
Quitou o financiamento e agora?
Quero desalienar o veículo, como faço?
Como desalienar um veículo financiado com banco?
Como fazer o “Pedido de Desalienação Financeira do Veículo”?
Pedir a desalienação do veículo no banco ou financeira?
Não basta quitar o carnê para chamar o veículo de seu, como desalienar?
Que procedimentos para desalienar seu carro deve ser feito na financeira?

Todas essas perguntas são de proprietários que compraram veículos através de financiamentos de veículos em bancos ou financeiras, sempre que podem eles nos enviam emails perguntando como deve proceder para solicitar a retirada do gravame de alienação do veículo depois de ter terminado os pagamentos do carnê, ou seja, depois de concluído a quitação.

O primeiro passo depois de ter feito a quitação de todas as parcelas do financiamento ou ter feito a liquidação antecipada do contrato de financiamento do veículo, é solicitar junto a instituição credora a liberação do veículo para passar para o seu nome.

Antigamente o Detran era quem incluía o gravame, quando o veículo era registrado, como também dava a baixa, quando da quitação do financiamento era formalizada.

Desalienação de Veículo

Com as mudanças naturais dos sistemas que gerenciamento, atualmente essas informações são feitas pelos próprios agentes financeiros, eles registram tanto a inclusão do gravame quanto a sua baixa através do “Sistema Nacional de Gravame” (SNG).

Desta forma o sistema ficou muito mais ágil. Quando uma pessoa vai ao Detran fazer o registro de um veículo, a autarquia verifica o sistema (SNG) e consulta se existe algum registro de financiamento. Se o veículo for financiado, o órgão emite o documento constatando que há alienação fiduciária.

Da mesma forma acontece quanto à desalienação financeira do veículo, quando o proprietário se dirige ao Detran para solicitar um novo documento do veículo que não consta a alienação fiduciária.

A autarquia, faz a devida consulta ao SNG e, constatando que o agente financeiro (banco/financeira) já deu a baixa no gravame, um novo documento CRV (Certificado de Registro de Veículos), é emitido livre da alienação.

Acesse:  Empréstimo pessoal online, dinheiro na conta em um clique do mause

Com o “Sistema Nacional de Gravame” (SNG), a desalienação financeira do veículo ficou muito mais eficiente e rápida, já que só o envio da carta de quitação ao proprietário do veículo poderia levar um ou mais meses. Com esse sistema, o prazo diminuiu, leva de 10 a 30 dias.

Vale lembrar que a baixa feita diretamente pelas instituições financeiras dando o veículo como quitado e livre de ônus fiduciário, até tornou o processo mais rápido e prático, porém não isenta o proprietário do veículo de ir ao Detran para realizar a vistoria no veículo e retirar um novo DUT/CRV, sem constar o gravame, ou seja, sem estar com a alienação fiduciária carinbada.

Esse processo apesar de ser simples de entender, ainda tem trazido algumas confusões para proprietários de veículos alienados. Alguns acreditam que a simples baixa do agente financeiro no SNG (Sistema Nacional de Gravame) é o suficiente para que o Detran emita um novo DUT sem o registro de alienação fiduciária.

O que mais acontece e com frequência, é ao terminar de pagar o financiamento o propietário acredita que a quitação ocorre automaticamente. Concluido a quitação, o Detran envia o novo documento para a casa do proprietário ainda constando a alienação, neste caso pensam que o erro foi da Autarquia.

No entanto, a baixa enviada pelo agente financeiro ao Detran agiliza o processo de desalienação e evita que o proprietário precise ir a um cartório para reconhecer firma da antiga carta de quitação.

Mas o proprietário tem que estar atento que é preciso ir ao Detran fazer a vistoria no veículo quitado, essa vistoria irá permitir que seja emitido um novo documento CRV (Certificado de Registro de Veículos) livre do gravame.

Bom agora que você já sabe como fazer, vá em frente, tome o que é seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *